Coligações assinam o Pacto pela Juventude

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este Pacto foi a oportunidade de buscar os candidatos a prefeito de nossa cidade para aderirem ao projeto de juventude do país! Ao tomar conhecimento do documento (Confira) os conselheiros decidiram entrega-lo no dia em que a imprensa local organizaria “O único debate da cidade”.

Tod@s os candidatos, ao chegarem no local onde aconteceria o debate (na manhã do dia 15/09), foram recebidos pelos conselheiros que entregaram o documento, registraram a entrega em fotos e solicitaram aos mesmos para que o estudasse e entregasse assinado, caso aderissem, no prazo de 6 dias. E assim aconteceu. Das quatro coligações, os conselheiros puderam contar com a assinatura de três candidatos a prefeito e um candidato a vice prefeito.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Juventude e Assessora de Juventude Ana Maba, “Ao estudarmos as propostas de todas as coligações percebemos que os candidatos não possuíam um entendimento comum no que se refere a efetivação das politicas de juventude no município. E há ainda, candidato que se quer trata do tema em suas propostas. Ao conselho de juventude, mais do que avaliar promessas, coube a condição de orientar eticamente o projeto de juventude no qual já seguimos desde 2011. Uma vez que o Conselho terá atuação permanente independente do candidato que venha a vencer esta eleição. Nossos conselheiros estão cientes do que a juventude da cidade precisa e quer, e todos os prefeitos que procedem a sua fundação (em 2011) deverão estar lado a lado aos conselheiros, assim como os conselheiros deverão estar para com os futuros prefeitos, sempre. O que conquistamos nesta gestão é muito importante e é por isso que podemos agir desta forma. A mim, na qualidade de presidente e conselheira nata como governo, não coube o direito ao voto no momento de decidir pelo ato realizado, coube-me apenas a orientação.”

Desta forma, o CMJ acredita que as pautas pela politica de juventude podem ser tomadas e publicizadas de maneira mais homogênea por parte da maioria dos candidatos, que em boa parte, apesar de utilizarem “juventude” como rótulo de campanha, ainda não percebem o potencial estratégico destes cidadãos para o desenvolvimento da cidade dentro das próprias propostas políticas. Assim, o CMJ avança um momento importante para a democracia, reconhecendo-se como protagonistas no processo de efetivação dos direitos para a juventude.

Entre o conteúdo expresso no documento, podemos destacar os seguintes pontos:

  • O Pacto já esta em sua terceira edição. Em 2010 a única candidata a assina-lo por Gaspar, foi a então candidata a Deputada Estadual, Mariluci D. Rosa;
  1. Garantir a Educação de Qualidade;
  2. Assegurar o trabalho descente para a Juventude;
  3. Promover a saúde integral;
  4. Promover o direito a comunicação;
  5. Promover o acesso à cultura, esporte, lazer e tempo livre;
  6. Garantir o Direito ao Território;
  7. Prevenir e enfrentar a violência
  8. Institucionalizar a política de juventude; e
  9. Fortalecer os canais de participação democrática.

Deixe um comentário